Assim que assumiu interinamente a Prefeitura de Curitiba nesta quinta-feira (28), o vice-prefeito Eduardo Pimentel veio à Banda B e foi entrevistado ao vivo pelos jornalistas Denise Mello e Karlos Kolbach. O prefeito Rafael Greca estará no Japão até 8 de outubro para liderar uma missão técnica e apresentar Curitiba como cidade inteligente. À Banda B, Pimentel falou sobre as obras do Inter 2, deu data para o fim da construção da Linha Verde, detalhou a nova licitação do transporte coletivo daqui a dois anos e, questionado, comentou como está se preparando para disputar a prefeitura em 2024.

Prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, em entrevista ao Jornal da Banda B – Foto: Banda B

Sobre a nova licitação do transporte público da capital, que deve ocorrer em 2025, Pimentel disse ter certeza que Curitiba vai ‘dar um salto’ de qualidade nesta área.

“É um edital complexo e também uma grande oportunidade pra Curitiba continuar fortalecendo o transporte coletivo. Já estamos discutindo com o corpo técnico do IPPUC, com a Urbs, e, certamente, a cidade vai dar um salto em eletromobilidade, integração de modais como ônibus, o carro elétrico, a bicicleta, o patinete e o pedestre. Isso é fundamental, e aí está a grande janela de oportunidade. Para dar cada vez mais credibilidade para o processo, o BNDES está sendo contratado para ajudar nessa estruturação. Daqui a pouco teremos audiências públicas sobre isso. Estamos trabalhando muito tratando tudo com muita transparência”,

Eduardo Pimentel.

O prefeito em exercício falou também se existiria alguma possibilidade de Curitiba ter tarifa zero, como ocorre em outras cidades menores.


“O transporte com tarifa zero, quem hoje faz pelo país, são municípios médio para pequenos, portanto quem tem até 50, 60 ônibus, e algumas dezenas de linhas. Mas, nós temos 1.200 ônibus. Então, se a parar de pé a conta de tarifa zero, definindo quem vai bancar o sistema, sou o primeiro a aceitar sem dúvida nenhuma. O que a gente quer é trazer para a população cada vez mais conforto, menos custo, mas essa conta precisa ser trabalhada”.

Uma vez concluídas, as obras do lote 4.1 da Linha Verde Norte, entre as estações Solar e Atuba, irão completar a estrutura do sexto eixo de transporte de Curitiba – Divulgação

Linha Verde

Eduardo Pimentel informou que deve visitar, nos próximos dias, as obras da Linha Verde que, este ano completaram 17 anos de trabalhos. Segundo ele, até a metade de 2024, finalmente as obras vão terminar.

“Vai terminar sim, mas gosto de deixar bem claro uma coisa importante. Muita gente fala que a Linha Verde é uma obra que está há muito tempo sendo feita. Isso é meia verdade porque é uma obra feita em lotes. Quando assumimos a prefeitura em 2017, eu e o Prefeito Rafael Greca, acabamos com todas as obras paradas: Agamenon Magalhães, Raul Pompéia, trincheira da Ceasa, viaduto da Vila Pompéia lá no Tatuquara, e tinha a Linha Verde, só que num lote anterior, que era o lote da Vitor Ferreira do Amaral até o Hospital Vitta. Concluímos. Veio então o trecho final, que é o Trevo do Atuba. A pandemia atrasou, a empresa quebrou, nós rescindimos, voltamos a licitação e sim, nós vamos acabar até metade do ano que vem (…) Lembrando que essa é a maior obra da história da cidade, então é uma obra complexa e nós estamos trabalhando nisso”

Eleições em Curitiba

Entre os diversos temas abordados na entrevista no Jornal da Banda B, Pimentel falou também sobre a preparação para as eleições municipais em outubro de 2024. Pré-candidato pelo PSD e com os apoios já declarados do prefeito Rafael Greca (DEM) e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), ele disse que respeita, mas não teme os adversários que virão.

“Coloquei o meu nome sim, com apoio do prefeito Rafael Greca, do governador Ratinho Junior, e a intenção é dar continuidade do bom trabalho que a cidade está fazendo. Então o processo de tornar meu nome conhecido é natural e isso vai se ampliar, porque aos poucos que a população começa a se interessar pela eleição. Eu me preparei para essa função, estou preparado para o debate, independente de quem for o candidato. Não tenho como escolher quem serão os adversários, respeito todos, mas não tenho medo de nenhum”, afirmou.


Questionado sobre qual seria o perfil do vice ideal numa chapa com ele, Pimentel respondeu: “O perfil ideal é alguém que queira construir a cidade em conjunto. Eu sempre falei, quando virei vice do prefeito Rafael Greca, que queria ser um vice atuante e leal, então, o perfil de vice que procuro, seja homem ou seja mulher, seja mais jovem, seja mais experiente, é que seja atuante e leal. Porque nós precisamos fazer uma união para ter uma boa gestão. Veja essa nossa gestão até aqui como foi de alinhamento, harmoniosa. Eu e o prefeito Rafael Greca nunca tivemos uma briga, claro que debate de ideias sim, mas nenhuma briga pública, nenhum problema, e é assim que eu espero que aconteça”, completou Pimentel.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.