O Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa (CEDIVIDA), dos Amigos do HC, foi inaugurado nesta terça-feira (18). O local vai abrigar a sede física do programa de atenção continuada, que traz um novo sentido para o envelhecimento, dando protagonismo à população 60+.

“Vamos promover saúde, bem-estar, visibilidade, integração e, acima de tudo, a defesa dos direitos da pessoa idosa dentro do CEDIVIDA”, explicou o presidente da Associação dos Amigos do HC, Claudio Shimoyama.
O prédio do CEDIVIDA tem dois andares, com auditório para realização de palestras, cursos e workshops, espaço de acesso ao hall do auditório, para coffee breaks; sala de atendimento individual, para realização de cadastros e orientações; sala de informática, sala de estar e sala multiuso, onde serão realizadas oficinas e atividades de convivência.
A intenção é que os 60+ que frequentarem o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa pratiquem atividades físicas, educativas, culturais e de estimulação cognitiva, como artesanato, informática, música, danças e aulas de idiomas, dentre outras.
O vice-prefeito e secretário estadual das cidades, Eduardo Pimentel, esteve no evento e ressaltou o trabalho dos Amigos do HC.
“Quero valorizar aqui os amigos do HC por essa inauguração. Um local amplo, espaçoso, com toda a acessibilidade e inclusão necessária. Reforço o trabalho social que o Amigos do HC faz, com muita qualidade e história e reforça a característica da cidade de Curitiba, de ser uma cidade amiga do idoso”, afirmou Pimentel.

A gerente do Amigos do HC, Sheila Meneghetti, destacou que atividades externas, como passeios, ações em parceria com outras instituições e atividades de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, bem como feiras de promoção da empregabilidade e do empreendedorismo para o público 60+ serão realizadas no espaço.
Além disso, o CEDIVIDA oferece oficinas para discutir temas trabalhados em rodas de conversa, abordando tópicos como qualidade de vida, interação social, expressão corporal, direitos humanos, lazer, arte e cultura.
“CEFIVIDA é um programa de atenção a pessoa idosa, ele é um trabalho continuado, que visa ressignificar o processo do envelhecimento, de forma ativa e mais saudável. Oferece oportunidades para o pessoal 50,60+, revisitar seus conceitos de vida, de envelhecimento, de convivência, do mundo do trabalho. Nós temos um portal na internet, www.cedivida.org.br, lá você pode encontrar diferentes informações da faixa de saúde, bem-estar, lazer. Um mapa de proteção da pessoa idosa. Nós temos um programa presencial com oficinas que vão acontecer de segunda a sexta, das 14h as 17h”, contou.
Uma novidade é a atividade que insere a pessoa idosa no universo da tecnologia, por meio do ensino de recursos utilizados para acessar redes sociais, sites, aplicativos, impressoras, câmeras fotográficas, serviços e jogos online.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.