Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento
Os trabalhadores em condomínios da Grande Curitiba realizaram uma assembleia na noite desta segunda-feira (25), para definir uma contraproposta ao reajuste salarial sugerido pelos patrões. Segundo o Sindicon-PR, sindicato que representa a categoria, o aumento proposto corresponde apenas à metade do índice da inflação, que é de 9,83%.
“A classe patronal já fechou com os trabalhadores do interior o reajuste que acompanha a inflação, mas para nós aqui da capital e região metropolitana nada foi feito. Eles ofereceram somente metade do valor, mas isso é absurdo, nós queremos pelo menos os 9,83%”, explicou o presidente do Sindicon, Hélio Rodrigues da Silva, em entrevista à Banda B.
De acordo com ele, as negociações deveriam ter sido feitas em maio, que é o período de data-base da categoria. “Nós estamos muito tristes, sabemos que é um momento difícil para o país, mas o trabalhador não é o culpado da crise. Ele já tem um salário baixo e precisava de um reajuste maior. Mas como a classe patronal já fechou com o interior, é complicado conseguirmos um aumento acima da inflação”, completou.
Se a proposta for acatada pela classe patronal, os trabalhadores recebem o aumento retroativo a maio durante o pagamento referente à agosto. “Como estamos no dia 25, eles dificilmente vão fazer para este mês, todo o montante deve estar nas contas dos trabalhadores no quinto dia útil de setembro”, finalizou o presidente.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.