Redação com PM-PR

Durante o jogo entre os clubes Coritiba e Atlético Paranaense, que aconteceu no último domingo (14/07), no estádio Major Antônio Couto Pereira, no bairro Alto da Glória em Curitiba (PR), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) recebeu 18 acionamentos envolvendo torcedores de ambos os times.

Dentro do estádio, três pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (DEMAFE), sendo um homem de 39 anos por estar de posse de uma bucha de cocaína, um rapaz de 27 anos por ter desacatado e desobedecido uma ordem policial, e um jovem de 18 anos por estar de posse de cinco foguetes.

Os acionamentos foram: cinco de provocação de tumulto, três a apurar, quatro solicitações de policiamento presença, um de ameaça, uma abordagem a suspeitos, três de rixa (desentendimento), e uma de via de fato.

No decorrer do jogo os policiais também realizaram uma fiscalização no entorno do estádio que resultou na apreensão de uma caixa de isopor com 12 latas de cerveja, pois é proibida a venda de bebida alcoólica nas proximidades do local do jogo.

O esquema de segurança para o clássico foi decidido durante uma reunião realizada na última terça-feira (09/07), na sede do 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), responsável pela segurança do jogo. Ao todo 950 policiais militares participaram do esquema, sendo 500 dentro do estádio e 200 nas proximidades, além de outros 250 que realizaram o policiamento em terminais de ônibus, estações tubos e em locais de grande aglomeração de pessoas.

Os policiais militares, que atuaram em Curitiba (PR) e Região Metropolitana (RMC), estavam espalhados estrategicamente, além de 17 bloqueios de trânsito nas principais vias de acesso ao estádio, o que evitou o contato entre as torcidas organizadas dos times e a entrada de torcedores sem ingresso.

O esquema de segurança, que iniciou às 12h30, contou com o apoio da Guarda Municipal (GM), da Polícia Civil, dos 12º, 13º, 20º e 23º batalhões da PM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Regimento de Polícia Montada (RPMon), do Grupamento Aéreo Policial (GRAER) e da Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN).

ESQUEMA – Os acionamentos foram registrados na Avenida Anita Garibaldi e no terminal do bairro Barreirinha, na rua José Bajerski no Abranches, na rua Paraguaçu no Juvevê, na rua Paula Gomes no São Francisco, no terminal de ônibus do bairro Pinheirinho, na rua 21 de Abril e 7 de Abril no Alto da Glória, na rua Cel. Dulcídio, rua Brasílio Itiberê e Avenida República Argentina na Água Verde, no terninal de ônibus do Sítio Cercado, na rua Carlos Klemetz no Fazendinha, na rua Raul Pompéia na Cidade industrial, na rua Rosa machado no São Lourenço e na rua Izaac Ferreira da Cruz no Pinheirinho.

REUNIÃO – Durante a reunião foi definido que os portões seriam abertos aos torcedores às 14h, sendo permitida a entrada de bandeiras, faixas e instrumentos de som e proibida a entrada com objetos pirotécnicos (fogos de artifício, sinalizadores).