Por Denise Mello e Daniela Sevieri

Balada Protegida visitou bares da Rua itupava e Vicente Machado – Foto: Banda B

A segunda edição da “Balada Protegida”, realizada pela Prefeitura de Curitiba na noite desta sexta-feira (27), terminou com a prisão de três pessoas acusadas de promover roubos na região do Batel. As prisões foram divulgadas pelo prefeito Rafael Greca em sua página pessoal no Facebook. Segundo a postagem, os três suspeitos portavam um simulacro (arma falsa) e duas facas. “Foram presos. A moçada pôde terminar a noite sem susto”, disse Greca na rede social.

Suspeitos foram presos durante a Balada protegida – Foto: PMC

A ação da “Balada Protegida” aconteceu nos bairros Batel e Alto da XV, nas Ruas Vicente e Coronel Dulcídio, além da Rua Itupava. A comitiva, que teve o apoio de agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal, agentes da Setran e do Batalhão de Polícia de Trânsito, visitou todos bares das movimentadas ruas.

Na Rua Itupava, o foco era também verificar as condições de segurança dos bares para evitar tragédias como a da Boate Kiss, no RS, ocorrida há exatos quatro anos. “Infelizmente há quatro anos tivemos o incidente que marcou o mundo com as mortes na Boate Kiss. Segurança tem que ser prioridade e estamos convocando os estabelecimentos para que regularizem sua situação. Nenhum bar ou casa noturna ficará aberto sem estar dentro das normas. Iremos repetir esta ação semanalmente focando na regularização das casas como também na prevenção do tráfico de drogas e nos casos de pertubação do sossego”, afirmou o Secretário da Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalowski.

O gerente de um desses bares visitados, Luiz Gustavo Kamienski, aprovou a ação. “Acredito que este trabalho seja muito importante para conscientizar os comerciantes e toda a população sobre a importância de trabalhar com segurança e também a conscientização de não beber e dirigir. estamos com a documentação em dia e trabalhando da forma mais correta possível”, afirmou o empresário.

Também foram feitas abordagens educativas, com distribuição de material sobre prevenção de acidentes, e o teste de alcoolemia no sangue, de forma voluntária, com bafômetros descartáveis cedidos pelo Detran-PR .