(Foto: Reprodução)

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) começou a transferência, na manhã desta sexta-feira (18), de 115 presos da Central de Flagrantes para o sistema penitenciário. A Sesp informou que havia mais de 130 pessoas detidas no local, feito originalmente para abrigar apenas oito. A carceragem, portanto, continuará com detentos em excesso.

De acordo com a advogada Isabel Kugler Mendes, presidente do Conselho da Comunidade, a situação na Central havia ultrapassado todos os limites do aceitável. “Eram 142 presos em duas celas e uma sala. Os que ficavam na sala muitas vezes tinham algemas nas mãos e nos pés, em um cenário terrível… A transferência foi autorizada hoje, mas acontecerá de forma gradativa. Trinta pessoas foram retiradas hoje do local, amanhã serão 20 pela manhã e 20 à tarde, e o restante sairá no domingo”, disse ela em entrevista à Banda B.

Segundo a advogada, apesar de não resolver definitivamente o problema, a medida ajudará a desafogar a delegacia e melhorar as condições para os detidos. “O Conselho está respirando mais aliviado. Não tinha mais condições, ontem nós fomos até lá e nos deparamos com muitos doentes, até mesmo pessoas com tuberculose, contaminando todo o ambiente, transmitindo isso até para os policiais, colocando a vida deles em risco. Para se ter uma noção, na sala, os presos usavam garrafa pet e sacos de lixo para fazer as necessidades, em uma situação degradante, humilhante e constrangedora, contra a Constituição e a Lei de Execução Penal”, completou.

Em todo o Paraná, havia mais de 11 mil presos nas 169 delegacias do estado, número que é quase o dobro da capacidade, segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR). A superlotação das cadeias é um dos principais motivos de fugas e rebeliões.

Segundo a Associação dos delegados de Polícia do Paraná (Adepol-PR), cerca de 60 detentos fugiram das delegacias do estado apenas nos primeiros dias de 2018.

A Central de Flagrantes de Curitiba recebe entre 10 e 15 presos por dia e conta com a presença de dois agentes de plantão.

 

 

 

 

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Sesp transfere 115 presos da Central de Flagrantes para o sistema penitenciário

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.