Da PMPR

Dezenove filhotes de papagaio, além de outras espécies de pássaros silvestres, foram apreendidos por policiais militares do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), na madrugada desta última quarta-feira (22/10), em Curitiba, capital do estado. Um homem e uma mulher foram presos em flagrante quando transportavam duas aves. Na casa deles, foram encontradas mais 36 aves, um total de 38 pássaros silvestres apreendidos.

Segundo a unidade, os policiais militares patrulhavam pela Cidade Industrial de Curitiba (CIC), quando ao passarem no cruzamento nas ruas João Bettega e Desembargador Cid Campelo, avistaram um Fox transitando de forma suspeita e anunciaram a abordagem. Na vistoria ao veículo, os policiais encontraram dois filhotes de papagaio.

Dali, a equipe foi até a casa do condutor do carro, no bairro Tatuquara, onde foram autorizados pela proprietária da residência para fazerem uma vistoria. Durante os trabalahos, os policiais localizaram um viveiro clandestino com mais 36 aves (17 filhotes de papagaio, um curió, um bico de pimenta, três coleirinhos, quatro trica-ferros, três pintassilgos, três azulões e quatro pássaros de outras espécies).

Diante da situação, os dois envolvidos foram presos e encaminhados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, para que respondessem pelos crimes de transporte de animal silvestre sem licença, maus tratos, comércio de animais e por mantê-los em cativeiro. Foi acionado o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), para que encaminhasse os pássaros ao local adequado a fim de receberem o atendimento veterinário necessário.