Da Redação com Polícia Civil

agiotas-colombianosMateriais apreendidos com a quadrilha. (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Uma quadrilha de agiotas colombianos foi presa em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta quinta-feira (20). Após semanas de investigações, policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) abordaram o grupo no ponto de encontro na Rua Rio Piquiri.

Eles agiam em Pinhais e também na capital. No local, houve a apreensão de aproximadamente R$ 5 mil em dinheiro, além de dezenas de documentos com o nome das vítimas e o valor das dívidas, o que comprovou o crime.

De acordo com as investigações, eles emprestavam dinheiro para brasileiros e depois cobravam a quantia de forma ameaçadora, com juros diários. O líder da quadrilha, David Rivera Lopez, de 27 anos, Daniel Rivera Garcia, 20 anos, Carlos Alberto Quintero Suellar, 40, e Carlos Arturo Morales Guapacha, 23, foram presos em flagrante, no momento em que realizavam a contabilidade do dinheiro cobrado.

A maioria dos membros do grupo veio da cidade de Calí, na Colômbia. A polícia ainda não conseguiu identificar a origem do dinheiro que os suspeitos emprestavam.

Todos confessaram o crime e alegaram que participaram do esquema a mando do suposto líder, Lopez. O quarteto responderá por formação de quadrilha e pelo crime de usura (agiotagem). Todos estão presos e permanecem à disposição da Justiça. As investigações prosseguem.