Da Polícia Civil

desmanchecajuru10092013

Peças encontradas no desmanche (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) localizaram e fecharam um desmanche de veículos, que funcionava na Rua dos Ferroviários, no Cajuru, em Curitiba, na tarde da última segunda-feira (10). Foram identificados no local doze veículos, entre intactos (Saveiro Aircros, Fiorino e Gol) e em fase de desmanche, alguns já com as placas substituídas.

“Todos eles com alerta de furto ou roubo, todos ocorridos em Curitiba, ainda em 2013”, contou o delegado titular da DFRV, Cassiano Aufiero. No local foi preso Anderson Pires, 26 anos. Um menor, de 17 anos, foi apreendido. “Ambos são do estado do Mato Grosso. O menor alegou ser proprietário do local”, disse o delegado.

Segundo Aufiero, as fiscalizações efetuadas pelos policiais civis nas lojas de autopeças, bem como as denúncias vindas da população delatando os desmanches clandestinos são os principais motivos do sucesso da Polícia Civil no cerco que está sendo feito visando coibir o comércio ilegal de autopeças.

“É importante conscientizar a população que é ela mesma quem financia este comércio ilegal de peças de veículos, uma vez que sem comprador, não haveria o receptador, e consequentemente haveria uma diminuição no furto e roubo de veículos”, afirmou Aufiero. Ele ressaltou que a população ao chegar em uma loja de autopeças deve sempre exigir uma nota fiscal detalhada e completa do que está comprando, devendo ainda sempre desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado.

Pires foi autuado em pelos crimes de receptação qualificada, corrupção de menores e por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O menor foi encaminhado à Delegacia do Adolescente. “Este é o quarto desmanche fechado num período de menos de um mês”, lembrou Aufiero.