Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

(Fotos: BH/Banda B)

A Delegacia de Polícia do Meio Ambiente encontrou, na manhã desta terça-feira (21), 19 galos preparados para rinhas no bairro Uberaba, em Curitiba. Desses, 15 tinham machucaduras de brigas e maus tratos. Os animais pareciam também não estarem alimentados, para que ficassem ainda mais nervoso. Duas pessoas foram levadas para a delegacia.

A casa onde os galos estavam abrigados fica na rua Luiz Galliei e estava inteiramente montada com gaiolas. Policiais do meio ambiente chegaram até o local por meio de uma denúncia de que no local havia galos de rinha, termo que designa briga de galos, ou luta de galos, contravenção que envolve apostas.

A operação foi montada em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Além das gaiolas, uma piscina montada para treiná-los também foi encontrada. Os galos foram apreendidos e serão levados a uma sede da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para monitoramento. Depois, eles serão doados.

As duas pessoas que estavam na casa foram levadas a delegacia. Elas devem responder pelo crime de maus tratos a animais, pena que vai de 3 meses a um ano de detenção. Elas vão responder em liberdade.