Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Fotos: Juliano Cunha – Banda B

A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe) de Curitiba lança na noite desta quarta-feira (14) um ônibus com todo o aparato necessário para atuar durante a Copa do Mundo. A estreia no ônibus será nas ruas próximas à Arena da Baixada, durante o jogo-teste entre o Atlético e Corinthians e, durante o mês da Copa ele deve ser mais utilizado na Fan Fest da Pedreira Paulo Leminski, já que o estádio conta com uma unidade da delegacia.

Segundo delegado Luiz Gilmar da Silva, o ônibus é equipado com tudo que uma delegacia precisa, contando com espaço para cartório, cela provisória, internet wi-fi e gerador de energia próprio. “Por ter uma delegacia especializada, o Paraná recebeu esse equipamento móvel. Ele será utilizado na Copa e posteriormente atenderá grandes eventos do exterior que vierem a acontecer não só em Curitiba, mas também no interior”, disse.

Segundo o diretor de projetos especiais da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, William Marcel Murad, a segurança do Paraná vem se preparando de maneira adequada para a Copa e hoje deu mais um passo para que tudo ocorra bem no próximo mês. “Para as delegações estrangeiras eu diria que há um esforço muito grande para que a Copa seja marcada pela festa e não pela violência. Posso garantir que atos de violência não serão tolerados em nenhuma de suas formas no país”, afirmou.

A Demafe, nos últimos meses, foi responsável pela prisão de torcedores da organizada Os Fanáticos envolvidos na briga contra torcedores do Vasco na última rodada do Brasileirão de 2013, em Joinville, e pela elucidação do homicídio de um torcedor da Fúria Independente, do Paraná Clube, ocorrido em 2012.