O estudo “Mapa da Violência, mortes matadas por armas de fogo”, divulgado nesta semana pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos do site Mapa da Violência, aponta que o estado do Paraná teve, em 2010, a maior taxa de mortes de pessoas brancas por arma de fogo a cada 100 mil habitantes: 30,6. O número chama tanta atenção que o segundo estado colocado no ranking, Rondônia, tem uma taxa de 19,2.

Neste mesmo ranking, quando se computa o geral de mortes, o Paraná é o 7° colocado entre todos os estados, sendo o 1° na região Sul e ficando na frente até mesmo de São Paulo e Rio de Janeiro. Já nas mortes de negros por arma de fogo, o Paraná está na 20° colocação no ranking. O estudo completo pode ser visualizado aqui.

Estudo

O Mapa da Violência computa mortes por suicídios, homicídios e acidentes vindos de disparos de arma de fogo, mas a Secretaria de Segurança Pública do Paraná questiona os números dizendo que não são dados oficiais. A Sesp também aponta queda nos homicídios em 2012 nas principais cidades do Estado.

Por municípios

O mapa da violência também traz o ranking de óbitos por arma de fogo entre 2008 e 2010 nos municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes. Algumas cidades paranaenses destacam-se, como por exemplo: Guaíra (4° lugar geral), Piraquara (20°), Almirante Tamandaré (29°) e Foz do Iguaçu (34°).