O 1º Comando Regional da Polícia Militar (1º CRPM), responsável pela região de Curitiba (PR), realizou nesta sexta-feira (15/03), sábado (16/03) e domingo (17/03), a “Operação Preservando Vidas II” com o intuito de diminuir a criminalidade efetuando prisões de foragidos e apreensões de armas e drogas. “Saturamos algumas regiões da cidade, principalmente a área central, com o intuito de diminuir a criminalidade”, explica o major Dorin Cavalheiro, Chefe de Planejamento do 1º CRPM.

As ações, que tiveram início às 18h30 de sexta-feira (15/03), foram realizadas na região central e nos bairros da capital do estado com bloqueios e abordagens em locais diferentes. No total foram 688 pessoas abordadas, das quais 29 foram detidas e oito assistidas, também foram 187 veículos abordados, sendo 17 apreendidos e quatro recuperados, além de cinco locais vistoriados.

Durante a operação foram apreendidos 189 gramas de maconha e uma de cocaína. As ações também resultaram em três flagrantes, 16 Termos Circunstanciados, uma apreensão de objeto, 74 autos de infração de trânsito e no recolhimento de uma CNH.

“Realizamos bloqueios itinerantes em toda a cidade, pois a partir do momento que as pessoas ficam sabendo e começam a divulgar, a operação perde o efeito. Circulamos em vários locais, fazendo os bloqueios de vias, realizando testes de bafômetro, além de abordagens a veículos e pessoas”, explica o major Dorian Nunes Cavalheiro, chefe de planejamento do 1º CRPM.

Segundo o major Cavalheiro, foi utilizado um efetivo de 120 policiais militares, aproximadamente, e 25 viaturas, além do apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e das unidades de área, o 12º BPM, o 13º BPM, o 20º BPM e o 23º BPM, pertencentes ao 1º CRPM.