Da PMPR

Uma megaoperação da Polícia Militar terminou com 250 pessoas presas, 40 armas de fogo apreendidas, quase 50 mil abordagens e o cumprimento de 131 mandados. Estes dados fazem parte do relatório do Projeto Nereu divulgado nesta segunda-feira (11/08) sobre o resultado da 2ª edição da megaoperação “3 planaltos”, desencadeada pela Polícia Militar do Paraná em todo o Estado desde a última quarta-feira (06/08). “Trata-se de uma ação de grande resultado já que fazemos a prevenção para evitar que crimes aconteçam, para isso apreendemos armas e prendemos pessoas envolvidas com o crime”, avalia o Coronel Péricles de Matos, Subcomandante Geral da PM.

operacapm

Foto: Divulgação PMPR

Durante as ações, a PM realizou 46.845 abordagens a pessoas (sendo 250 delas presas e 68 apreendidas), 27.763 a veículos (dos quais 24 foram recuperados e 968 removidos aos pátios por irregularidades) e emitiu 2.753 autos de infrações de trânsito (multas). Ainda na categoria trânsito, os policiais identificaram 49 situações de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) suspensas ou cassadas e 268 condutores não habilitados.

“É importante retirar estas pessoas de circulação, tendo em vista que podem causar acidentes de trânsito, uma vez que estão infringindo a lei, seja por não possuir habilitação, por ela estar irregular e/ou por ter ingerido álcool antes de dirigir, já que detectamos 18 casos desta última infração”, destaca o Subcomandante.

Dos mandados cumpridos pela PM durante os dias de operação, 25 são de Prisão e 106 de Busca e Apreensão. “Com o apoio do poder Judiciário conseguimos realizar este trabalho, retirando foragidos das ruas, bem como pessoas envolvidas com o narcotráfico e materiais ilícitos”, descreve Péricles. E por falar em tráfico, foram apreendidos 285,1 kg de maconha, 780 gramas de cocaína e 3,1 kg de crack, que poderia render mais de 3 mil pedras da droga.

As equipes policiais abordaram 2.185 estabelecimentos comerciais em todo Estado, onde são buscados foragidos, armas, drogas, e feita a verificação da presença de menores, bem como de outros ilícitos. Também foram apreendidos 2.003 pacotes de cigarros (com 10 carteiras cada um). “O objetivo principal da operação, que é a prevenção, foi alcançado, pois a polícia se fez mais presente nos 399 municípios do Paraná”, avalia o coronel Péricles.

A megaoperação “3 Planaltos” conta com ações simultâneas em todas as regiões do estado do Paraná com o objetivo de coibir a criminalidade e proporcionar maior segurança para a população. Durante a operação foram realizadas fiscalizações e abordagens à pessoas e veículos, blitz de trânsito, bloqueios móveis nas vias de maior circulação de veículos e pessoas, batidas policiais, saturação e fiscalizações no geral. São priorizadas as áreas de maior criminalidade de acordo com o Mapa do Crime, elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Todas as unidades da PM participam das atividades, incluindo efetivos administrativos, para apoiar as ações policiais. Para fortalecer a operação, policiais militares que atuam administrativamente em suas unidades comporão o efetivo que sairá às ruas na operação.

Os sete Comandos Regionais da PM (CRPMs) estabelecidos nas regiões do Estado participaram da “Operação Três Planaltos”, aplicando os efetivos da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e também e efetivo administrativo dos Batalhões e Companhias Independentes de Polícia Militar. Do 1º CRPM, participaram das ações os Batalhões 12º, 13º, 20º e 23º.