Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique

aleradentroFaixa colocada na rua avisa que ali tem ‘vizinhança em alerta’ (Foto: Bruno Henrique – Banda B)

Um grupo de 18 famílias que mora na Rua Ibaiti, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, se uniu para tentar evitar os furtos e roubos que são recorrentes na região. Cada morador desembolsou R$ 220 para instalar quatro câmeras e também sirenes, para inibir a ação dos bandidos. Na manhã desta sexta-feira (7), os equipamentos de segurança já estavam funcionando.

“É mais uma forma de diminuir o número de crimes aqui na região. Nós sabemos que a Polícia Militar (PM) tem os seus problemas e não consegue estar em todo o lugar, então tomamos essa atitude. As câmeras pegam o trecho de uma quadra e estão instaladas em postes. Com relação à sirene, se o morador vê alguma movimentação estranha a aciona e para avisar aos outros”, descreveu à Banda B Marcio Abulquerque, um dos organizadores do movimento ‘Vizinhança em Alerta’.

Paulo Cordeiro, que também mora na quadra, falou que a iniciativa tem dado resultados positivos. “Colocamos uma faixa na entrada da rua e estamos com isso há 15 dias aqui. Até agora não tivemos nenhum problema desde a instalação”, concluiu.

O bairro Sítio Cercado fica na região Sul de Curitiba, um dos mais afetados pela violência. Se notam algo errado, além de usarem os dispositivos de segurança, os moradores imediatamente ligam ao 190 para pedir ajuda a PM.