Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

tiro-acidental-fazendinha-25082013

Guardas o levaram ao Núcleo para acionar a FAS.

Uma confusão na tarde deste domingo (25) no bairro Fazendinha, em Curitiba, deixou um morador de rua ferido por um disparo de arma de fogo da Guarda Municipal. O andarilho Pablo Rafael Lourenço, 21 anos, avançou na arma de uma supervisora dentro do Núcleo da GM, na esquina da rua Raul Pompéia com a Waldemar Cavanha. Ela estava distraída levando um copo d’água pedido por ele quando, na confusão, a arma disparou e acertou o abdômen do morador de rua. Ele foi socorrido e está em estado grave.

A Guarda Municipal foi acionada para resgatar o jovem que causava transtornos aos clientes de uma panificadora da rua Raul Pompéia há três dias. Guardas o levaram a esse Núcleo enquanto tentavam contato com uma equipe da Fundação de Ação Social (FAS). De acordo com a supervisora do local, por volta das 13h30, Pablo pediu um copo d’água e no momento em que entregava o copo a ele, o morador de rua avançou na arma, que estava na cintura, causando um disparo acidental.

Os socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foram acionados. Pablo foi encaminhado ao Hospital Trabalhador, no bairro Portão, com um tiro no abdômen. Antes da confusão, o andarilho contou aos guardas que mora em Santos, no estado de São Paulo, e uma briga com o pai o fez fugir de casa. Há indícios de que o jovem tenha problemas psíquicos.