Por Luiz Henrique de Oliveira e Danaê Bubalo

Um homem de 34 anos foi preso em flagrante depois de abusar de uma adolescente de 14 dentro do Ligeirinho Mercês/Santa Felicidade no início da noite desta quinta-feira (8). Segundo a Guarda Municipal de Curitiba (GM), o suspeito passou o trajeto inteiro se esfregando e passando a mão na menina.

A prisão do suspeito aconteceu no Terminal do bairro Santa Felicidade, quando a adolescente pediu ajuda de seguranças e também testemunhas. “Prontamente, a nossa equipe da guarda estava por perto e fez a detenção deste suspeito. As testemunhas fizeram questão de ir à delegacia para denunciar o que aconteceu”, disse à Banda B o inspetor Frederico, da GM.

De acordo com o inspetor, a adolescente teve muita coragem ao pedir ajuda. “Ela ficou com medo de ser agredida no coletivo, mas assim que saiu tomou as medidas necessárias. O suspeito não chegou a mostrar o órgão sexual, mas se aproveitou da situação para se esfregar na adolescente”, descreveu.

O suspeito foi encaminhado ao Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, no qual foi autuado em flagrante. Ele deverá responder em liberdade por ato obsceno.

Busão sem abuso

A Prefeitura de Curitiba lançou em novembro do ano passada a campanha “Busão sem abuso”, contra o abuso sexual no transporte coletivo. Por meio de uma cartilha, cartazes e da internet, a campanha orienta mulheres – e também outros passageiros e os trabalhadores do transporte coletivo – para a identificação de casos de abuso e os caminhos para denunciar essas situações no telefone 153, da GM.

A orientação de motoristas nestes casos é parar o veículo até a chegada da GM.