Da SMCS

A 17ª edição da Operação Simultânea Guarda Cidadã foi realizada nesta quinta-feira (29) em 36 pontos estratégicos de Curitiba, como praças, jardinetes e bosques, espalhados pelas nove regionais.

Durante a operação, 84 pessoas foram abordadas. Um homem foi detido por porte de drogas, na Praça Tito Schier, na Regional do Portão. Ele foi encaminhado ao 8º Distrito Policial (DP).

guarda-municipal-29082013

Foto: SMCS

Outro local que recebeu a ação foi a Praça 19 de Dezembro, no Centro da cidade. “É muito importante que ocorra este tipo de ação”, afirmou Magna Ribeiro, que há 20 anos tem uma banca de revistas na Praça 19 de Dezembro. “As praças têm a função de lazer e devem ser usadas pela população, o que nem sempre é possível”, comentou.

Segundo ela, o movimento na banca aumenta quando a Guarda Municipal está por perto. “Os clientes se sentem mais seguros e confiantes para permanecer na Praça”, diz a comerciante. Além das operações simultâneas, todas as regionais da cidade são cobertas por rondas diárias da Guarda.

A 17ª edição da Operação Simultânea Guarda Cidadã mobilizou mais de 80 guardas municipais, que utilizaram 24 viaturas e quatro motos. As operações se repetem a cada semana, sempre em caráter de surpresa, sem datas ou locais previamente divulgados.

Os endereços que recebem a ação reforçada da Guarda Municipal são definidos a partir de denúncias feitas pela população e de estatísticas de crimes. Eles não são divulgados antecipadamente para que a operação tenha caráter surpresa.