Por Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

THORDENTRO

O labrador Thor foi um dos que não resistiu ao envenenamento (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma família moradora no bairro Santa Cândida, em Curitiba, procurou a Banda B nesta sexta-feira (15) para realizar uma denúncia. Em dois dias, nove cachorros morreram envenenados, após comerem uma batata-doce recheada com chumbo, que é veneno para rato. O Boletim de Ocorrência (BO) foi feito na Delegacia do Meio Ambiente (DMA), que investiga o caso.

Os cachorros são todos de uma família que mora em um terreno com quatro casas. O crime ambiental começou na terça-feira (12) e também aconteceu na quarta-feira (13). Morreram um labrador, um pinscher e dois vira-latas de uma casa; dois pinchers de outra; dois vira-latas da terceira e um pinscher da quarta casa.

“Na terça-feira e na quarta todos os que comeram foram morrendo. Nós achamos que foi a ação de algum ladrão, porque na quinta-feira meu filho flagrou um homem tentando arrombar uma das casas. Queremos que a polícia identifique quem fez isso, porque estamos todos abalados com o que aconteceu”, disse à Banda B uma moradora do terreno, que perdeu quatro cães, entre eles o labrador Thor. (Foto acima)

A hipótese de alguém ter jogado a batata envenenada, com a banal intenção de matar os cães, também não está descartada. Apenas um cachorro que morava no terreno sobreviveu, segundo a moradora. “Eu não consegui nem ir trabalhar no dia seguinte. Não consigo acreditar no que aconteceu. Quero que um alerta seja feito. Eles não faziam barulho e não foi por isso, porque aqui só moram pessoas da mesma família”, concluiu.

A DMA confirmou o BO à Banda B e segue investigando, para tentar encontrar o suspeito. Se ele for preso, responderá pelo crime de pratica de abuso e maus tratos contra animais, podendo pegar uma pena de no máximo um ano de prisão.