Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento

ciacdentro

Banda B flagrou policiais e guardas tendo que ‘migrar’ de delegacias (Foto: Antônio Nascimento)

O trabalho eficiente de policiais militares e guardas municipais, que durante a noite desta segunda-feira (18) e madrugada de terça (19) realizaram várias prisões em Curitiba, deixou em evidencia a falta de estrutura no Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, localizado no bairro Portão. Uma equipe da Polícia Militar (PM), que chegou no fim da noite, teve que sair no início da manhã sem ser atendida. E essa não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Apenas uma equipe da Polícia Civil, no caso deste plantão do 6° Distrito Policial, precisa atender aos flagrantes que acontecem na capital, o que, dependendo da demanda, se torna quase impossível. Os policiais conseguiram, no plantão de dez horas, finalizar seis casos de flagrante, com onze pessoas presas e várias vítimas sendo ouvidas, o restante teve que esperar.

Peregrinação

Equipes policiais ficaram a madrugada inteira esperando, impedidas de realizarem patrulhamento nas ruas. Para piorar a situação, tiveram que se deslocar a outro Distrito Policial, no início da manhã, porque o plantão no Ciac-Sul acabou e casos ficaram sem ser atendidos.

Policiais militares, por exemplo, prenderam no início da madrugada dois jovens, por tráfico de drogas, no bairro Umbará. Eles ficaram esperando para a autuação no Ciac-Sul, mas não conseguiram êxito e tiveram que se deslocar ao 13° Distrito Policial.

ciacdentro2

Outra equipe da PM aguardando no Ciac-Sul (Foto: AN – Banda B)

Outra situação aconteceu ainda durante a noite, no bairro Alto da XV. Um traficante foi preso na Rua Itupava, dentro de um carro, com buchas de cocaína. Os policiais esperaram, esperaram e tiveram que, no início da manhã, ir até o 5° Distrito Policial.

O mesmo aconteceu com guardas municipais, que prenderam assaltantes no bairro Mercês e tiveram que ir do Ciac-Sul ao 3° Distrito Policial.

A Banda B flagrou duas equipes, uma da GM e outra da PM, precisando realizar a peregrinação pelas delegacias.

Flagrantes

Atualmente, casos de flagrantes em Curitiba, durante a noite e madrugada, com exceção aos que acontecem no Centro, são levados ao Ciac-Sul. Os da região central vão para o 1° Distrito Policial, o Ciac-Centro. Muito se falou em aumentar as equipes nos Ciacs e criar o Ciac-Norte, mas até agora nada foi feito.

A Banda B entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR)que enviou uma resposta sobre o caso:

“O problema no CIAC se deu em função de uma noite atípica em que foram encaminhados 11 flagrantes, com um total de 19 pessoas presas. Assim a equipe de plantão conseguiu atender seis flagrantes e precisou encaminhar os demais para os distritos. O plantão se encerra às 07h e até agora a equipe de plantão está trabalhando”.