Por Elizangela Jubanski 

Unidade de Saúde fica na rua Celeste Tortato Gabardo. Foto: Google Earth

Dois jovens armados renderam pacientes e funcionários da Unidade de Saúde Salvador Allende, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (21). Eles roubaram celulares, outros pertences e fugiram a pé. Antes, prenderam as vítimas em uma sala central e fizeram ameaças caso a polícia fosse acionada. A Prefeitura de Curitiba confirmou o assalto e direcionou os pacientes a outra Unidade de Saúde.

A US fica na rua Celeste Tortato Gabardo e o assalto aconteceu por volta das 8h15. Segundo apurou a Banda B, os bandidos armados eram jovens e pareciam estar sob efeito de drogas. “Entraram armados, eu notei na hora que eles entraram e tentei alertar minha colega para que ficasse calma. A Unidade estava cheia, a senha estava na 57, tinham bebês, crianças, bastante gente e eles com aquela arma. Falaram para ninguém levantar, se mexer e começaram a pegar as bolsas e celulares do pessoal”, contou uma servidora à Banda B, que terá seu nome preservado.

Cinco celulares foram levados – três de funcionários e dois de pacientes – entre outros pertences pessoais. A ação durou cerca de dez minutos e muitos pacientes ficaram apavorados. A Polícia Militar (PM) foi acionada, permaneceu no local por cerca de duas horas, mas os suspeitos não foram encontrados pela redondeza.

Mesmo com o susto, a Unidade de Saúde não fechou as portas totalmente. Os funcionários reclamam sobre a falta de segurança no local e a ausência de uma viatura da Guarda Municipal (GM) na região. “Semana passada, um bêbado entrou aqui com uma faca querendo remédio. Ele é paciente aqui, vive aqui e agora a gente fica com medo de atender, nos sentimos inseguros. Fechamos aqui às 19 horas em poucas pessoas, isso é muito descaso com a gente”, desabafa.

Retorno

A reportagem entrou em contato com na Prefeitura de Curitiba e foi informada que os atendimentos, por ora, serão feitos em outra Unidade de Saúde.

Segue, na íntegra:

A Prefeitura de Curitiba informa que devido ao assalto que ocorreu hoje pela manhã na Unidade de Saúde Salvador Allende o atendimento foi suspenso temporariamente e será restabelecido às as 14h de hoje. Até lá, os usuários serão atendidos na Unidade de Saúde São João Del Rey.”.