Grande quantidade de armas foram apreendidas (Foto: Flávia Barros – Banda B)

 

Chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), o delegado Rodrigo Brown de Oliveira falou no começo da noite desta terça-feira (6) sobre o início das investigações em torno da tentativa de assalto contra cinco carros-fortes na BR-376, em Palmeira, na região dos Campos Gerais. Pelo menos três pessoas morreram, incluindo dois inocentes. Além das armas dos bandidos, Brown confirmou que os vigilantes também foram levados ao Cope e que terão os instrumentos de trabalho apreendidos para perícia.

“As armas dos vigilantes também serão apreendidas para que possamos montar a dinâmica e verificar de onde partiram os disparos, assim poderemos dar um panorama do caso. É prematuro dizer que essas pessoas foram vítimas de uma ou outra força, tudo depende de balística. De qualquer forma, se aconteceu por parte de um vigilante, não foi a intenção e sim parte do serviço, mas se confirmado haverá uma responsabilização”, explicou o delegado.

Foto: Flávia Barros – Banda B

A hipótese de que o disparo que matou o vereador Elton Alexandre Aguiar Matta teria partido de um vigilante, foi feita por um colega da Câmara de Barra do Jacaré e sobrevivente da troca de tiros, o vereador Edival do Nascimento.

Além de Matta, um caminhoneiro foi o segundo inocente morto no local. Vereador da mesma cidade, Miguel Calixto foi socorrido e está em estado grave. A última vítima socorrida é mais outro caminhoneiro, que se recusou a atender ordens dos bandidos e atravessar o veículo na pista.

Investigação

Segundo Brown, há indícios de que esses assaltantes que participaram da tentativa de roubo contra os carros-fortes possuem ligação com outros crimes parecidos. O delegado ainda confirmou que os dois presos e a perícia podem ajudar na identificação dos envolvidos. “Infelizmente, desde o ano passado, passamos a verificar o uso desse armamento ponto 50, que é comum no estado de São Paulo e tem um poder destrutivo bastante alto, também aqui no Paraná. Com certeza essa apreensão, além de evitar outros, vai propiciar que responsabilizemos esse pessoal por outros roubos”, disse o delegado.

Balanço aponta que cinco carros foram utilizados para o crime, com o provável envolvimento de pelo menos dez pessoas. Foram apreendidas duas carabinas ponto 50, dois fuzis, pistolas e uma grande quantidade de munições e explosivos já prontos para o uso.

A Polícia Civil suspeita que informações privilegiadas possam ter motivado a ação criminosa desta terça-feira.

Cerco

Durante a coletiva de imprensa, o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Hudson Teixeira, confirmou que a operação ainda estava em andamento por volta das 18h. “Ainda temos informações de indivíduos na área de mata e o plano deles não deu certo primeiramente por conta da reação dos vigilantes e, em segundo lugar, pelo trabalho coordenado das forças de segurança. Eles são de alta periculosidade e seguimos procurando”, comentou.

Um dos suspeitos entrou em confronto com a Polícia Militar e morreu sete quilômetros distante do local.

Foto: Djalma Malaquias – Banda B

 

O crime

Os bandidos bloquearam a BR-376 na região da Colônia Witmarsum, entre São Luiz do Purunã e Ponta Grossa. Os pelo menos dez assaltantes tentaram arrombar os veículos e trocaram tiros com os vigilantes, na altura do quilômetro 536. Dois criminosos foram presos e um morreu.

Nota de Luto

A Câmara de Barra do Jacará divulgou uma nota oficial sobre o incidente. Confira na íntegra:

A Câmara Municipal de Barra do Jacaré, vem, pela presente, prestar esclarecimentos a toda a população sobre os eventos recentes que envolveram os Vereadores Elton Alexandre de Aguiar Matta (PV), Edival do Nascimento (PR) e Miguel Calixto (PSD). Todos encontravam-se em viagem à Curitiba/PR para a realização de visitas à Casa Civil do Estado do Paraná, à Superintendência de Desenvolvimento Educacional e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná.

Por um infortúnio, os Veradores foram surpreendidos por uma troca de tiros ocorrida durante uma tentativa de assalto a um comboio de carros-forte, atrás do qual trafegavam na BR-376, próximo à cidade de Palmeira/PR. Infelizmente os Vereadores Elton e Miguel foram baleados e, em decorrência disso, o Vereador Elton, de 36 anos, veio a óbito no local. Quanto ao Vereador Miguel, a Câmara Municipal de Barra do Jacaré informa que até o presente momento, encontra-se hospitalizado no Hospital Bom Jesus na cidade de Ponta Grossa/PR, sem informações precisas quanto ao seu estado clínico. O Vereador Edival não sofreu ferimentos.

A Câmara já deslocou representantes para o local e coloca seus préstimos à disposição.

Notícia Relacionada: