Por Luiz Henrique de Oliveira e Danaê Bubalo

CEPDENTRO

Rua fica deserta durante a saída dos estudantes (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

Alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP), na Av. João Gualberto, no bairro Alto da Glória, em Curitiba, entraram em contato com a Banda B na noite desta terça-feira (20) para denunciar a ação de criminosos que tem acontecido na saída da aula no período noturno. Sempre em um Palio branco e usando uma faca, os marginais abordam os alunos que esperam pelos ônibus metropolitanos na Rua Augustinho Leão Junior. Cansados, os estudantes organizam um abaixo assinado a ser entregue a 1° Companhia do 20° Batalhão da Polícia Militar (PM).

cepdentro2

Abaixo assinado organizado pelos estudantes (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

“Não há patrulhamento e aqui a rua é muito deserta. Eu fui assaltada ontem às 21h20. É sempre da mesma forma, eles chegam com o carro, nos abordam e roubam. Alguns alunos conseguem correr e outros não. Já cansamos de relatar o que acontece à PM e agora estamos organizando este abaixo assinado”, descreveu a aluna do curso técnico em Administração, Silvana Mioduski.

A estudante Paloma Totti, do curso técnico em Informática, carimbou o que disse Silvana. “É muito escuro e quase ninguém passa pela rua, estamos abandonados. Eu fui abordada com um amigo e tive que entregar tudo o que tinha”, disse. Já Rafael Constantino, aluno do curso técnico em Informática, reclamou do atendimento policial. “Esses dias demoraram um tempão para fazer o Boletim de Ocorrência, precisamos de alguma medida urgente”, afirmou.

A Banda B entrou em contato com a assessoria de imprensa da PM, que informou que o policiamento nas imediações do Colégio Estadual do Paraná (CEP) é feito pela Patrulha Escolar Comunitária (PEC), a qual também realiza atividades na instituição com os alunos como orientação de como se proteger e como cuidar de seus pertences. Além da Patrulha Escolar, outras unidades da PM também realizam policiamento no local.