Da Redação

Um aplicativo online disponibilizado pelo Núcleo de Jornalismo de Dados da Universidade Positivo (UP) informa o perfil profissional dos obstetras que atendem em Curitiba. Neste aplicativo, os nomes dos profissionais e os índices de partos normais e cesáreas realizados por eles são divulgados, assim, qualquer curitibana grávida, ou que planeje engravidar, pode escolher seu médico de acordo com que a estatística mostra. Os dados se referem aos anos de 2014 e 2013 em atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde e de planos de saúde e mostram quais médicos têm prevalência em parto normal ou cesárea.

taxa

(Foto: Reprodução)

Dados divulgados em 2013 pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que 54,7% dos partos brasileiros são cesáreas, muito acima da recomendação de 15% da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fora do SUS, a proporção chega a 88%.

Pelos dados divulgados pela universidade, a maioria dos médicos da capital também realizam mais cesáreas do que partos normais, especialmente aqueles que atendem em planos de saúde.

A professora responsável pelo professora é Rosiane Correia de Freitas. Em sua página no Facebook, o depoimento de uma mãe mostra a importância do trabalho. “Toda mulher deveria ter o direito de optar pelo parto normal se assim quiser. Digo deveria porque tem montes de médicos por aí que ludibria suas pacientes. Diz que concorda com o parto normal, mas na hora força uma cesárea. Aconteceu comigo. Passaram-se 13 anos e ainda me vem um nó na garganta toda vez que me lembro disso. Agora, graças ao trabalho lindo e competente da Rosiane Correia De Freitas e seus alunos, mulheres e seus companheiros podem pesquisar a taxa de cesárea de seus médicos”, diz Erika Busani.

A lista completa, com os nomes dos médicos e índices de partos realizados foi divulgada no site Nascer Bem. Acesse a lista completa aqui.