Da SMCS

A unidade básica de saúde (US) João Cândido, no bairro Sítio Cercado, recebeu na manhã desta sexta-feira (9) a vice-prefeita Mirian Gonçalves e o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, que apresentaram oficialmente a estrutura revitalizada à comunidade. A unidade atende uma área com aproximadamente 22 mil habitantes – sendo que 80% fazem uso dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) – e promove diariamente cerca de 250 atendimentos médicos, odontológicos e/ou de enfermagem.

uscandido

Foto: SMCS

A US está entre as 99 – de um total de 109 – que serão revitalizadas em Curitiba com recursos do programa federal RequalificaUBS até o final de 2016, com investimento total de R$ 5,1 milhões. Ao todo, 55 já tiveram os trabalhos concluídos. As obras na João Cândido duraram seis semanas, entre agosto e setembro, para que a pintura interna e externa fosse renovada e o piso trocado. Ao todo, foram investidos R$ 46.944,04. Para não comprometer o atendimento à população, nesse período, o serviço foi transferido para outro endereço da região. As atividades na unidade foram retomadas em 21 de setembro.

“A rede do SUS cresceu muito ao longo dos anos em Curitiba. Ao mesmo tempo em que a demanda e a complexidade dos nossos serviços aumentaram, novas unidades foram construídas e agora estamos recuperando praticamente todas as que temos. Isso também contribui com a renovação da equipe, que, em instalações melhores, trabalha com um novo olhar e busca inovações, refletindo no atendimento a toda população”, avalia Titton, que ainda destaca a vanguarda do Distrito Bairro Novo na forma de integração entre as equipes das unidades básicas e da unidade de pronto atendimento (UPA).

União

Durante a visita, Mirian destacou a cooperação existente entre servidores e comunidade. “Por mais que tenha recursos materiais, se não há essa cooperação, o serviço é comprometido. É muito bom ver que existe essa união entre as pessoas que trabalham e as que são atendidas nesta unidade”, afirma. Trabalham hoje na João Cândido 39 servidores, entre médicos, equipe de enfermagem, profissionais da odontologia, agentes comunitários e administrativos, além do suporte oferecido por uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), composta por seis profissionais.

A chefe da unidade, Jussara Baptista Lopes, conta que, durante a revitalização da unidade, os servidores ajudaram a organizar o espaço que foi improvisado e encarregaram-se de enfeitar e escolher as novas cores da João Cândido. “A equipe está bastante otimista com as mudanças e tem trazido novas ideias para o atendimento à comunidade, com melhorias para no processo de trabalho. Além dos servidores, tivemos grande envolvimento da comunidade”, conta.

Sempre presente na unidade, o aposentado Armando Ferreira de Souza Filho, 54 anos, morador do Bairro Novo A, no Sítio Cercado, tem contribuído para a melhoria constante da US. “Esse é um espaço muito importante para a comunidade. É nosso papel fiscalizar e cobrar o quer está sendo feito e oferecido à população. Ainda temos alguns avanços a serem feitos e, somente com a união de todos, é que a gente vai conseguir avançar com o SUS”, diz Souza Filho, presidente do conselho local de saúde.

Também esteve presente na US João Cândido nesta sexta-feira (9) o vereador Pedro Paulo.