Da Redação com Agência Brasil

Três cidades da região metropolitana de Curitiba devem receber médicos de origem cubana no programa “Mais Médicos”, do governo federal, a partir da próxima segunda-feira (26). Lapa, Mandirituba e Tunas do Paraná estão entre os 701 que irão receber os 400 médicos que chegam ao país neste final de semana. Jataizinho e Itambé são as outras duas cidades que irão receber médicos estrangeiros.

Durante três semanas – até 13 de setembro – eles terão aulas em universidades públicas federais sobre saúde pública brasileira, com foco na organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), e língua portuguesa, totalizando uma carga horária de 120 horas.

Na última quarta-feira (21), ministério anunciou que, além dos profissionais estrangeiros que se inscreveram individualmente no programa, foi firmado acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para trazer, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Eles vão atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Mais Médicos.