Da Redação

 

O dia “D” de campanha nacional de vacinação contra a gripe que começou nesta semana será neste (26), quando todas as 2,5 mil Unidades Básicas de Saúde estarão funcionando com horário estendido no Paraná, além dos postos volantes definidos pelos municípios. A Secretaria da Saúde estima que cerca de 2,9 milhões de pessoas sejam vacinadas até o último dia da campanha.

“É importante que todas as pessoas que têm direito à vacina da gripe sejam imunizadas o quanto antes, porque o clima do Paraná contribui para a ocorrência da doença. Além disso, a pessoa vacinada leva em torno de 15 dias para adquirir imunidade”, ressalta o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

QUEM DEVE SER IMUNIZADO – Devem ser vacinadas as crianças entre seis meses e quatro anos de idade, idosos, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto até 45 dias), indígenas, doentes crônicos, trabalhadores de saúde e população privada de liberdade.

A vacina é segura e protege contra os vírus mais circulantes no país (Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B), por isso todas as pessoas que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente.