Da Redação com assessoria

O clima mais ameno do outono mais a baixa umidade do ar, característica da estação, favorecem a proliferação de doenças, como alergias e doenças pulmonares. Mas muita gente se esquece dos cuidados que devem ter com a visão. O ar seco prejudica a lubrificação dos olhos, e isso pode desencadear infecções e conjuntivites.

Segundo o médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) Renato Tolazzi, é importante manter as mãos, que frequentemente são levadas aos olhos, sempre higienizadas, além do uso de óculos de sol. “Sempre devemos usar óculos de sol com proteção UVA e UVB, além de lavar os olhos com soro fisiológico e usar colírios lubrificantes, sempre com orientação médica”, resume.

O especialista também se lembrou da Síndrome do Olho Seco, doença ocular mais comum no mundo. Alguns dos sintomas são irritação, visão borrada e sensação de corpo estranho no olho. A síndrome altera a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando-os mais sujeitos à ação de fungos e bactérias. De acordo com Tolazzi, “as mulheres estão mais sujeitas à doença, por conta do contato das bordas palpebrais com cremes e maquiagens, por exemplo”.

Para evitar que esses problemas acontecem, o oftalmologista deu dicas para melhorar a saúde dos olhos e mantê-la sempre em dia:

:: Evite o atrito das mãos com olhos: isso facilita a entrada de microorganismos ou agentes químicos;
:: Evite locais com ar condicionado sem manutenção adequada;
:: Deixe a casa e o ambiente de trabalho sempre arejados;
:: Umidifique ambientes da casa com vasilhas d’água, toalhas úmidas e umidificadores de ar;
:: Invista num óculos de sol com proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB), que devem ser de 100%. Níveis abaixo disso poderão causar doenças como catarata, ceratite, doença degenerativa da retina, dores de cabeça e proliferação do pterígio, uma espécie de ‘carne’ que cresce no canto do olho;
:: Tenha uma boa alimentação, com alimentos ricos em vitamina A, E e ômega 3;
:: Faça uso de colírios apenas com orientação médica.