Redação

medicos-estrangeiros

Ao todo, 30 vão atuar no Paraná. Foto: Reprodução RPC TV

Os médicos estrangeiros que vão atuar no estado do Paraná começaram a chegar neste sábado (14) em Curitiba. Vinte e cinco profissionais desembarcaram no  no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana. Eles têm diploma registrado em outros países e vem para integrar o programa federal “Mais Médicos” em 19 municípios do Paraná. Ainda faltam cinco médicos, que devem chegar até a noite deste domingo (15). O grupo passará por treinamento na próxima semana e devem começar as atividades na próxima segunda-feira (23).

O objetivo do programa  “Mais Médicos” é acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde. O anúncio foi feito em julho e o governo quer ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país: interior e periferias das grandes cidades para melhorar o atendimento do SUS.

Os médicos vão participam de uma semana de integração a partir desta segunda-feira (16). Os médicos do programa vão receber uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica.

Locais

Curitiba vai receber três médicos. Outra cidades também receberão os profissionais: Sarandi, Marialva, Guarapuava, Guaira, Londrina, Arapongas, Iguaraçu, Pinhais, Araucária, Colombo, Cambé, Almirante Tamandaré, Contenda, Capanema, Campo Largo, São Miguel Do Iguaçu, Pirquara e Mandaguari.