Da SMCS

Na próxima terça-feira, 1º de outubro, data em que é comemorado o Dia Mundial do Idoso, o Hospital Zilda Arns inaugura o Ambulatório de Geriatria. O local contará com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, permitindo oferecer atendimento integral ao paciente com mais de 60 anos.

hospital-do-idoso-290913-bandab

Foto: SMCS

“O paciente é avaliado de forma global, levando em conta as especificidades da idade”, diz a geriatra Vivian Tamashiro, coordenadora do novo ambulatório.

O atendimento também inclui a família. “Os pacientes idosos são mais dependentes, o que torna necessário o envolvimento dos familiares nos cuidados, realizando um trabalho de orientação do tratamento”, conta a médica.

Para a diretora de Práticas Assistenciais Elaine Rossi Ribeiro, com o envelhecimento da população é necessário pensar em ações voltadas para a qualidade de vida do idoso. “Nosso objetivo é oferecer medidas para a promoção da saúde, para que os idosos vivam mais e melhor”, define.

Programação

A Semana do Idoso do Hospital Zilda Arns teve início neste sábado (28) e irá até 04 de outubro, com atividades recreativas e educativas voltadas aos pacientes e acompanhantes.

Na terça (01), às 10 horas, juntamente com a inauguração do Ambulatório de Geriatria, o hospital homenageará o médico epidemiologistae doutor em saúde pública Nelson Arns Neumann, filho de Zilda Arns, pelos trabalhos desenvolvidos frente à Pastoral do Idoso.

Durante toda a semana, os pacientes internados terão um cardápio especialmente elaborado pelos chefs de cozinha curitibanos Manu Bufara, Gabriela Carvalho, Dudu Sperandio, Délio Canabrava, Beto Madalosso, Eva dos Santos e Flávio Frenkel.

Na quarta pela manhã, os pacientes recebem a visita do projeto Amigo Bicho. O projeto existe desde 2005 e é voltado à Terapia/Atividade Assistida por Animais (T/AAA) com o objetivo de beneficiar pessoas através do auxílio de cães

O Coral Vida Nova se apresenta na quinta-feira (03), às 15 horas. Neste dia,a partir das 14h30, caricaturistas farão retratos dos pacientes para trabalhar a autopercepção do idoso internado e a visão do familiar.

Encerrando a programação, o geriatra José Mário Tupiná Machado realiza palestra sobre envelhecimento, na sexta às 11 horas.