Redação

dentista-26082013

Dentistas são obrigatórios em UTI’s. Foto: SMCS

A presença de dentistas em hospitais e unidades de saúde pode se tornar obrigatório. O projeto de lei da deputada Luciana Rafagnin (PT) entra em discussão na tarde desta segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta vai à votação em Plenário.

A aprovação alteraria a lei que obriga a presença de profissionais de odontologia apenas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). De acordo com a deputada, o objetivo é tornar obrigatória a presença de dentistas em todas as equipes multidisciplinares existentes no ambiente hospitalar.

“Estender a todo ambiente hospitalar a presença de cirurgião dentista é levar aos pacientes internados um cuidado essencial para prevenção e tratamento de doenças. Com a complementação da lei nesse sentido, estamos diante da oportunidade de definir um padrão de atendimento que pode vir a ser referência para outros estados”, argumenta a autora do projeto.

A proposta diz que a obrigatoriedade será para hospitais públicos e privados. A penalidade ficará por conta dos órgãos fiscais.