Redação com assessoria

Gestantes carentes de Curitiba que estão na fila de ultrassom poderão fazer o exame gratuitamente no próximo sábado (29). Em parceria com o Instituto da Mulher e Medicina Fetal (Immef), a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou uma lista das pacientes que aguardam atendimento para realizar exames ultrassonográficos do pré-natal. As grávidas selecionadas e previamente cadastradas para os exames, receberão um kit gestante, com fraldas, lenços umedecidos, pomadas e outros itens de higiene para o bebê.

De acordo com a assessoria do Immef, a alta demanda de gestantes na fila de espera para realizar uma ecografia pelo SUS impulsionou os médicos Adriano Chrisostmo, Cláudio Gomes, Juliana Cabral e Sérgio Costa a idealizar e por em prática o projeto. O mutirão voluntário de atendimento a comunidade envolverá todo o corpo clínico e os colaboradores, com o objetivo de atender cem gestantes no dia.

Segundo o coordenador da Rede Cegonha e do Programa Mãe Curitibana, Wagner Barbosa Dias, os resultados dos exames feitos no Immef serão encaminhados ao Mãe Curitibana. “Conforme o laudo, as gestantes serão encaminhadas às unidades de saúde e, em casos mais complexos, ao Hospital de Clínicas ou ao Evangélico”, comentou.

São gestantes de diversas idades, que estão aproximadamente no quinto ou sexto mês de gestação (20 a 26 semanas).  As pacientes irão realizar o exame morfológico de 2º trimestre com o complemento do Doppler e Colo Uterino – exames essenciais neste período gestacional. O exame morfológico é considerado o principal da gestação, proporciona um estudo detalhado da morfologia fetal com o objetivo de rastreamento de malformações fetais.

Após o exame, as pacientes que forem de baixo risco continuarão o pré-natal nas unidades básicas de saúde. Caso seja identificada alguma gestação de alto risco, esta será encaminhada a uma Unidade pública especializada para acompanhamento.

Serviço:

Immef na Comunidade

Data: 29/6/2013

Horário: 7h15 às 17h

Local: Av. República Argentina, 210 – Água Verde

Para mais informações: (41) 3039-1818