Redação com assessoria

fumante-passivo29082013

Hoje é dia de conscientização. Foto: Reprodução

Hoje é o Dia Nacional de Combate e Conscientização ao Tabagismo. Esse vício é prejudicial à saúde e pode gerar várias doenças, como explica o coordenador médico do Programa de Tabagismo da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Hélio Rubens de Oliveira Filho. “O hábito de fumar pode gerar males como cânceres, doenças pulmonares, AVC, tromboses, agravamento de doenças alérgico-inflamatórias pré-existentes, entre outras”.

Eliminar essa dependência traz ao indivíduo maior qualidade de vida. E quem pensa que essa tarefa é impossível, está enganado. Mesmo sendo uma mudança árdua, ela é possível. Este resultado é observado no Programa de Tabagismo da Paraná Clínicas, no qual os pacientes contam com a ajuda de especialistas e recebem as orientações necessárias para parar de fumar. Isto é feito por meio de tratamentos e terapias motivacionais, que facilitam a interrupção do hábito.

De acordo com Oliveira Filho, o Programa é realizado há mais de três anos e consegue fazer com que cerca de 60 a 70% dos pacientes atendidos tenham êxito em parar de fumar. O especialista explica, ainda, que o indivíduo que deseja eliminar esta dependência precisa identificar o hábito e ter motivação para esse desafio.

Além disso, o médico cita cinco dicas que podem auxiliar o indivíduo no processo inicial para deixar de fumar:

1- Adiar o acendimento do primeiro cigarro pela manhã;

2- Identificar os hábitos do dia a dia relacionados ao cigarro e buscar evitá-los ou substituí-los. Por exemplo, o consumo de café e cerveja, o uso do telefone e do computador, entre outros;

3- Iniciar uma atividade física regular, como caminhadas, academia, natação e dança, por exemplo;

4 – Evitar fumar em locais de “fácil acesso”, como o quarto, sala e cozinha, mas buscar criar um único local na casa para este fim, preferencialmente, que seja externo, para dificultar o acesso ao hábito. Este exemplo também vale para quem fuma no carro. Neste caso, quando a vontade surgir, é preferível parar o veículo e fumar fora dele;

5 – Respirar profundamente, buscar relaxar nos momentos de abstinência e stress do dia a dia e, também, beber muita água nestes momentos.