A Rádio Banda B de Curitiba – AM 550, no mercado desde 1999, possui uma média de 50 mil ouvintes por minuto, de acordo com o Ibope. Está entre as três maiores audiências da capital paranaense, sendo o primeiro lugar no Rádio AM há mais de 15 anos e disputando o primeiro lugar também com as FMs, quando se juntam as duas pesquisas, do Rádio AM e FM. Algo incomum no Brasil, o que transformou a Banda B em 'case' de sucesso.

A história da Rádio Banda B nasce do sonho do radialista Luiz Carlos Martins. Já com grande experiência no rádio, Martins sonhava em ter sua própria emissora. Foi então que em 1999 nasceu a Banda B, instalada numa casa no Alto da XV, com poucos funcionários e muita vontade de fazer uma emissora voltada aos interesses da comunidade de Curitiba e Região Metropolitana.

Com o bordão que mantém até hoje - "Oi Oi gente querida", Luiz Carlos Martins e sua equipe conquistaram rapidamente a audiência. "Ele faz com o coração", foi e é até hoje outra frase que identifica Martins com o ouvinte. Programação baseada em três pilares: informação, alegria e emoção. O esporte também é destaque com a maior audiência do setor no rádio em Curitiba e Região.

Mas por que o nome Banda B?

Luiz Carlos Martins

Muitos perguntam e quem responde é Luiz Carlos Martins:

"Quando estávamos para inaugurar nossa emissora, veio a dúvida: que nome? Na época, final dos anos 90, havia uma promessa das empresas de telefonia de melhora da qualidade. Eles diziam: vem aí a Banda B, com muito mais recursos, num contraponto a Banda A, que já existia. Foi então que o Carneiro Neto, nosso colega, sugeriu o nome Rádio Banda B. Todos gostaram e esta é a nossa marca hoje e sempre."

A emissora cresceu e em 2002 mudou para uma sede maior, no bairro Vista Alegre, onde permanece até os dias atuais. A Rádio Banda B também é transmitida para o Norte Pioneiro em AM-650, em Cambará-PR.

Estamos preparados para migrar para a faixa FM. Toda a documentação já foi entregue pela direção da rádio à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a expectativa é a de que a migração ocorra até 2018, na faixa estendida, que hoje é utilizada pelas TVs analógicas.

Na Internet

Portal Banda B

O Portal Banda B nasceu em 2010 da necessidade de convergência das duas mídias mais rápidas que existem: rádio e internet . Dos primeiros dias, com cerca de 1 mil acessos/dia, o Portal Banda B alcança hoje a marca de 3 milhões de usuários únicos por mês com 25 milhões de páginas visualizadas no período. É a maior referência de notícias online em Curitiba e Região Metropolitana.

Considerada uma rádio tradicional, a Banda B tem o ouvinte mais fiel, segundo o IBOPE e vem mudando seu perfil no que se refere ao contato com seu público.

“Sentimos a necessidade de investir em novas mídias, embora seja um termo amplo que se refere à soma de novas tecnologias e métodos de comunicação. Mas não há dúvida de que temos aí um novo canal de distribuição de conteúdo e comunicação”

Diz o diretor-executivo da emissora, Michel Micheleto.

Mídias sociais

Direção

Diretor Executivo

A direção executiva da Rádio e Portal Banda B é de Michel Micheleto, desde o ano de 2000. Administrador e Advogado com grande reconhecimento na área, é também um homem de comunicação e de fé. Com os olhos sempre voltados para o futuro, Michel se antecipou em 2009, juntamente com sua equipe, ao idealizar e lançar o Portal Banda B, já prevendo que a convergência das mídias (rádio e web) seria fundamental para a Banda B continuar sendo fonte de informação. Palestrante, Michel atua também como apresentador do programa “Festa da Fé”, que vai ao ar todos os sábados, e do quadro "Encontro com Você', com palavras de ânimo a todos os ouvintes.

Atualmente, é também Diretor Jurídico da AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná.

Diretor Geral