Da Redação
Agentes penitenciários, policiais civis, peritos, policiais federais, policiais rodoviários federais, guardas municipais, bombeiros e policiais militares realizam, nesta quarta-feira (8), na praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba, uma manifestação contra a reforma da previdência proposta pelo presidente Michel Temer por meio da PEC 287/2016. Segundo os sindicatos envolvidos no movimento, os servidores da segurança pública não aceitam uma reforma que ignore as peculiaridades da área e os riscos a que estão submetidos.

Manifestação em Curitiba acontece no Centro Cívico (Foto: Djalma Malaquias – Banda B)

A presidente do Sindaspen, Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, Petruska Niclevisk, falou à Banda B sobre os motivos dos trabalhadores protestarem contra a reforma.

“Ela traz uma exclusão para os servidores da Segurança Pública, que é uma atividade de risco, onde o profissional morre mais cedo e trabalha em situações de riscos. Tivemos nos últimos nove anos mortes de agentes penitenciários e hoje muitos morrem antes de se aposentarem. Essa reforma vem para tirar esse direito diferenciado que o servidor tem por conta de sua profissão”, afirmou a sindicalista.

Em Curitiba, os servidores aproveitam para também pressionar o governo do estado pelas suas reivindicações locais. Entre as reivindicações específicas no Paraná, estão: capacitação continuada dos servidores em segurança pública, investimentos na infraestrutura das unidades penais e delegacias, combate à superlotação carcerária, aumento de efetivo na Polícia Civil e no sistema penitenciário, implantação do plano de carreira para agentes penitenciários e bombeiros, entre outros.

Entidades participantes

APRA – Associação de Praças do Estado do Paraná
SINDARSPEN – Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná
SINPCLAPOL – Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná
SINPOAPAR – Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Estado do Paraná
SIPOL – Sindicato dos Investigadores de Polícia
SIGMUC – Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba
SIGMETRO – Sindicato dos Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba
SINPEF-PR – Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná
SINPRF-PR – Sindicato dos Policiais Rodoviários do Paraná
UPCB – União das Praças do Corpo de Bombeiros