O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciará hoje (28) quatro medidas administrativas “de modernização e simplificação dos trabalhos” no Congresso Nacional.

Entre elas está a criação de uma página comum do Congresso na internet, na qual estarão registrados o trânsito, por meio eletrônico, de documentos legislativos entre a Câmara e o Senado e reforma do Regimento Comum do Congresso Nacional.

Ele também deve anunciar a modernização dos diários oficiais do Senado, da Câmara e o do Congresso para que possa ser acessado pela internet. “Tudo que puder ser feito para aproximar o Congresso da sociedade será realizado”, disse Calheiros.

Quanto a modernização do trânsito de documentos entre a Câmara e o Senado, Renan Calheiros ressaltou que o objetivo é dar tornar mais rápida a troca de informações entre as duas Casas. Ele também citou que a medida reduzirá a utilização de papel, a partir de sua substituição pelo meio eletrônico.

O presidente do Senado frisou que não há possibilidade de se voltar atrás quanto a redução do corpo médico da clínica da Casa. A ideia é transferir boa parte dos profissionais de carreira de saúde para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Brasília e região do entorno do Distrito Federal.

Assim, a clínica médica passaria a atender apenas emergências e não mais consultas ambulatoriais. “Vamos manter a lotação ideal e disponibilizar o restante dos profissionais”, destacou Renan Calheiros.