Da Redação

Plenário do Senado

(Foto: Divulgação Senado)

Foi apresentado nesta terça-feira (10) à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, relatório favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 43/2013, que acaba com a votação secreta no âmbito do Poder Legislativo. O senador paranaense Sérgio Souza (PMDB), relator da proposta, manteve o texto original da PEC 349/2001, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 3 de setembro passado.

No seu relatório, Sérgio Souza afirma que não se justificam mais votações secretas no Legislativo.  “O voto secreto no estádio de democracia que vivemos não pode mais existir. O cidadão deve saber de que forma está votando o seu representante”, afirmou.

Após apresentar seu relatório, Sérgio Souza continua buscando convencer os líderes partidários a orientarem suas bancadas a votar favorável ao texto original da PEC. É importante ressaltar que a pressão pelo fim do voto secreto acontece depois que o deputado Natan Donadon teve o mandato mantido pela Câmara de Deputados mesmo estando preso.