O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, aproveitou a solenidade de inauguração da unidade pediátrica de doenças respiratórias do Hospital das Clínicas, na manhã desta sexta-feira (1º de março), para fazer uma denúncia envolvendo a administração da unidade hospitalar.

De acordo com Zaki Akel, o governo Federal criou no ano passado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para assumir a gestão de hospitais mantidos por universidades federais. “A ideia desta lei, que criou a Ebserh, é muito boa, mas desde que ela assuma hospitais que estão com problemas financeiros”, disse.

“Defendemos junto aos órgãos do Governo Federal que vamos lutar para manter a gestão do Hospital de Clínicas sob a responsabilidade da UFPR. Hoje o nosso hospital é uma referência e serve para fazer assistência as pessoas da classe baixa e também para treinar nossos estudantes de medicina”, informou o reitor.“

Do jeito que estão fazendo, querem que a gente entregue a chave do hospital, mas vamos brigar para manter a excelência acadêmica”, disparou Zaki Akel.

O deputado federal João Arruda (PMDB-PR), que participava da solenidade, ficou impressionado com a denúncia e disse que vai levar a questão à bancada federal de deputados e senadores do Paraná. “Vou comunicar isto para o novo líder da nossa bancada, que deverá ser escolhido nos próximos dias”, disse Arruda.