Da Gazeta do Povo

Quatro novos deputados foram empossados nesta segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa do Paraná. O grupo assumiu as vagas deixadas por quatro parlamentares que se licenciaram para assumir o cargo de prefeito nas cidades em que foram eleitos no pleito de 2012.

Augustinho Zucchi (PDT), agora prefeito de Pato Branco, deu lugar a Elton Welter (PT). Cesar Silvestri Filho (PPS), chefe do executivo de Guarapuava, concedeu a vaga a Tercílio Turini (PPS). Empossado prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira (PSB) foi substituído por Wilson Kintero (PSB). Já o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), forneceu sua cadeira à Alceu Maron Filho (PSDB).

Maron foi candidato à prefeitura de Paranaguá pelo PSDB. O fato de ele ter mudado de partido antes de disputar as eleições – trocou o PPS pelo PSDB – pode fazer com que haja representação contra sua tomada de posse na Assembleia Legislativa. Isso porque Maron assumiu o lugar de Rangel com base na lista de suplentes feitas enquanto o político de Paranaguá ainda era filiado ao PPS.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no entanto, alerta que a possibilidade de questionamento da vaga só existe a partir do momento em que haja representação. Depois disso, é necessário ainda haver o julgamento, que pode comprovar ou não a irregularidade. Por enquanto, não há representação contra o fato de Maron ter assumido no lugar de Rangel, segundo o TRE, e não há impedimento para que ele exerça a função de deputado.

As informações são da Gazeta do Povo.