Da Redação

Foto: Agência Brasil

Os eleitores de quatro municípios do Paraná voltam às urnas neste domingo (2) para eleger prefeitos e vice-prefeitos em novas eleições. Os pleitos serão realizados nas cidades de Foz do Iguaçu, Piraí do Sul, Nova Laranjeiras e Quatiguá. Em todas elas, houve problemas nas candidaturas que ganharam em outubro de 2016. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) determinou que ocorressem novos pleitos nesses municípios.

De acordo com o artigo 224 do Código Eleitoral, que sofreu algumas mudanças com a Reforma Eleitoral de 2015, novas eleições devem ser realizadas sempre que houver, independentemente do número de votos anulados e após o trânsito em julgado, “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”.

Segundo o TRE-PR, 199.413 eleitores devem comparecer às urnas. Para trabalhar neste domingo, 3.950 mesários foram convocados e 790 urnas foram distribuídas pelos locais de votação. A nova eleição deve custar R$ 600 mil aos cofres públicos.

Em Foz do Iguaçu, maior local de votação deste domingo, a nova escolha foi determinada pela Justiça Eleitoral após a cassação da candidatura do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PDT). O motivo foi a reprovação nas contas da prefeitura durante o mandato. Embora tenha recorrido a instâncias superiores, Ghisi perdeu todos os recursos judiciais.

Mais cidades

Também neste domingo, mais oito cidades terão eleições pelo Brasil. Confira a lista:

Santa Catarina

Sangão

Bom Jardim da Serra

São Paulo

Cafelândia

São José da Bela Vista

Mococa

Sergipe

Carmópolis

Pernambuco

Ipojuca

Rondônia

Guajará-Mirim