Da Redação

Manifestantes contrários à PEC do Teto de Gastos Públicos (PEC 55) foram contidos pela Polícia Militar no fim da tarde desta terça-feira (29), em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, aproximadamente 10 mil pessoas se reuniam no gramado da Esplanada dos Ministérios quando policiais legislativos fizeram um cordão de isolamento para evitar que os grupos avançassem em direção às entradas da Câmara e do Senado.

Reprodução GloboNews

Reprodução GloboNews

A maioria dos manifestantes é formada por estudantes ligados a União Nacional dos Estudantes e centrais sindicais. De acordo com informações divulgadas pela Agência Câmara, alguns participantes do protesto chegaram a gritar “Ocupa o Congresso”, razão pela razão o policiamento ao redor do prédio foi reforçado.

Estudantes chegaram a virar um carro estacionado na rampa próxima ao gramado. A Polícia Militar, por sua vez, reprimiu o ato com gás de pimenta e bombas de efeito moral.

Além da PEC 55, os manifestantes entoam palavras de ordem contra o governo Temer e a medida provisória que reforma o ensino médio (MP 746/16) e a favor das demarcações de terras indígenas.

Uma manifestante passou mal no local, mas não há informações de feridos.