Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

Caminhões de obras e entregas vão ser proibidos de estacionar nas vias públicas de Curitiba no horário pico em dias de semana. Essa é a medida determinada por um projeto de lei do vereador Edmar Colpani (PSB), que será votado no final deste mês na Câmara Municipal de Curitiba.

colpani-090514-bandab

Projeto tem como objetivo melhorar a fluidez no trânsito de Curitiba. (Foto: Divulgação/ CMC)

A proposta não permite o estacionamento das 8h às 9h e das 17h às 19h. “O objetivo do projeto é melhorar a fluidez do trânsito de Curitiba, que está cada vez mais complicado, devido ao grande número de veículos por habitante na cidade. Hoje nós já temos 1,4 milhões de carros em circulação”, explicou Colpani em entrevista à Banda B na tarde desta sexta-feira (9).

Segundo ele, alguns caminhões, principalmente da construção civil, chegam a ficar parados cerca de duas a três horas no local, bloqueando a pista. “É evidente que os serviços essenciais e de emergência não serão afetados pela regra”, disse o vereador. Esses casos incluem Corpo de Bombeiros, viaturas de policiamento, veículo de coleta de lixo, correio, água, luz, gás e telefone.

Caso a proposta seja aprovada em primeiro e segundo turno, segue para sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet. Colpani aguarda, enquanto isso, as constribuições da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para a iniciativa “A receptividade entre os vereadores é grande para a aprovação”, completou. Se for sancionado, o projeto passa a vigorar na data de publicação.