Do blog do Esmael

O prefeito interino de Colombo, José Renato Strapasson (PTB), o Pelé, está sendo apontado como o maior nepotista do país. O município fica na região metropolitana de Curitiba e é oitavo maior colégio eleitoral do Paraná. Os principais e a maioria dos vistosos cargos em comissão (de livre nomeação) foram distribuídos entre apenas três sobrenomes: Strapasson, Pavin e Tosin.

O prefeito provisório tem apoio da tucana Beti Pavin no emprego exagerado à parentada. Ela foi convertida em chefe de gabinete depois que de ser a mais votada na disputa pela prefeitura, mas acabou barrada pela Lei da Ficha Limpa e aguarda no “banco” julgamento final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Nepotismo pouco é bobagem na nossa cidade”, diz um ex-cabo eleitoral da tucana, que se diz arrependido pela campanha que fez para Pavin. “Eu esperava, no mínimo, ser diretor de secretaria. Se arrependimento matasse… Emprego bom só teve para os parentes deles. Já estou com saudades do Jota [Camargo, antigo prefeito do PSC]”.

O município de Colombo resiste em sair das manchetes (negativas). Primeiro porque os eleitores votaram em uma candidata ficha suja que não pôde assumir a prefeitura. Depois porque a Câmara Municipal indicou um vereador para assumir interinamente o executivo. Agora porque Pelé ganhou o troféu de maior nepotista do país.

As confusões não pararam por aí. O Ministério Público e a Justiça comum querem reduzir de 21 eleitos para 13 o número de vereadores. Na prática, querem voltar à mesma quantidade de antes. Há uma decisão judicial sobre isso. Poderá haver nova eleição para Câmara também, ou seja, o município corre o risco de ficar sem prefeito e sem vereadores.

Veja como é organograma da parentada em Colombo:

Márcio Strapasson – cargo DAS de Secretário Municipal de Fazenda
Mariana Strapasson – cargo em comissão CAS de Diretora do Departamento Judicial, vinculado à Procuradoria Geral do Município
Geovane Alves Moreira (cunhado de Márcio Strapasson) – cargo em comissão CAS de Diretor do Departamento de Compras, vinculado à Secretaria Municipal de Administração
Luiz Gilberto Pavin – cargo DAS de Secretário Municipal de Administração
Eliane Clara Tosin – cargo DAS de Procuradora Geral do Município
Tânia Mara Tosin – cargo DAS de Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Azoilê Maria Cavalari Pavin – cargo DAS de Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte
Vera Lúcia Pavin Barbosa – cargo FG de Secretária Administrativa, vinculada ao Gabinete do Prefeito
Alysson Gabriel Strapasson – cargo em comissão CAS de Chefe de Divisão de Pesquisa e Orçamentos, vinculado ao Departamento de Compras da Secretaria Municipal de Administração