Da Redação com CMC

Em votação simbólica, realizada nesta terça-feira (16), os vereadores de Curitiba aprovaram um requerimento no qual pedem que a Prefeitura de Curitiba suspenda a realização de atividades para crianças, aos domingos, na Rua São Francisco. O documento também pede mais fiscalização no local e é contra o fechamento da rua nos fins de semana.

PraUCa_do_Ciclista_-_Chico_Camargo_-_2014_(5)

Foto: Divulgação CMC

Apesar dos argumentos de que a revitalização dos espaços públicos se dá com a ocupação dos mesmos pela população, prevaleceu a tese que o local é inapropriado para atividades recreativas com crianças – chamada de “Espaço Kids” na indicação de sugestão ao Executivo. “A prefeitura está dando um mau exemplo. [As crianças] ficam no meio de bêbados, drogados, pessoas do mesmo sexo que ‘se amassam’ na rua”, defendeu o autor da iniciativa. “As crianças precisam ser resguardadas de agressão, de aliciamento”, seguiu outra vereadora.

A liderança do Executivo justificou que excessos devem ser coibidos, mas que estamos vivendo um momento que requer tolerância e serenidade. “Não há mais espaço para pessoas com fórmula mágica para problemas sociais. Não podemos adotar uma política higienista, de colocar problemas embaixo do tapete. [A rua São Francisco] é um lugar boêmio, como existem outros em vários lugares do mundo. Só não existe em ditaduras, em regimes teocráticos”, disse.