O município de Pinhais sediará o Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo Governo Federal em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná – AMP. Ao todo, já estão confirmadas as presenças de nove Ministros de Estado. O encontro acontecerá nesta sexta-feira (17) a partir das 8 horas, no Expotrade Convention Center.

A pauta contém 5 pontos básicos: 1) Instituição de um mecanismo de compensação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) caso as prefeituras recebam valores a menor em cada ano fiscal; 2) Inclusão das prefeituras no universo das contribuições arrecadadas pela União, 3) Apoio para que a aplicação dos recursos arrecadados a título dos royalties do petróleo sejam livres, 4) |Instituição de um Programa a fundo perdido, para aquisição de medicamentos pelas prefeituras dos municípios com até 50 mil habitantes. 5)Ampliação dos recursos destinados ao PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar).

Para o prefeito de Pinhais e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana – Assomec, a oportunidade é boa para os prefeitos obterem conhecimento e tirar dúvidas sobre importantes projetos para suas cidades. “Será uma honra receber aqui em Pinhais este encontro, importante para a Grande Curitiba e também para o Paraná, pois demonstra o prestígio do Governo Federal ao nosso Estado”, destacou.

Presenças confirmadas

Cerca de 1,5 mil pessoas são esperadas no encontro, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Devem estar presentes os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Paulo Bernardo (Comunicações), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República), Alexandre Padilha (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento), Fernando Coelho (Integração), Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Gastão Dias Vieira (Turismo). Cada um destes ministérios levará técnicos para fazer prestar atendimento individual às prefeituras.

Este será o quinto evento promovido pela Secretaria de Relações Institucionais em parceria com as associações estaduais de municípios. Os outros quatro foram realizados no Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte e Pará. O encontro tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios e Itaipu Binacional.