Da Redação com TSE

Terminam nesta sexta-feira (20) as avaliações de funcionamento das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas próximas eleições presidenciais. Reunidos em Curitiba desde a última segunda-feira (16), 71 servidores da Justiça Eleitoral participam dos testes práticos com os sistemas informatizados que serão utilizados no pleito.

Foto: Divulgação TSE

Foto: Divulgação TSE

O teste em campo é organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reproduz as etapas necessárias para a realização de uma eleição. As etapas são executadas de forma simulada, utilizando dados fictícios, para que sejam observadas as ocorrências de eventuais falhas na operação dos programas de computadores (softwares) ou na operação dos equipamentos (hardwares).

Os 39 servidores provenientes dos Tribunais Regionais Eleitorais e 32 técnicos do TSE trabalham durante toda a semana nos períodos matutino e vespertino. Os testes em campo dos sistemas eleitorais de 2014 são realizados em uma estrutura construída e adaptada para a aplicação dos conhecimentos e discussões sobre o tema, onde os técnicos analisam todos os possíveis cenários no uso dos sistemas eleitorais.