Redação com Jornal O Globo

Um internauta que publicou frases preconceituosas na internet contra habitantes do Rio de Janeiro e das regiões Norte e Nordeste após a vitória de Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais de 2014 foi condenado a dois anos e quatro meses de reclusão. A pena, no entanto, foi substituída por prestação de serviços à comunidade de uma hora por dia de condenação e pagamento de uma multa de dois salários mínimos. A informação está no Jornal O Globo desta quarta-feira (8).

Segundo a reportagem, após a eleição, o internauta criticou cariocas e moradores das regiões Norte e Nordeste pela vitória que a candidata petista obteve na eleição nesses locais. Além de uma série de xingamentos com teor preconceituoso, disse que os moradores dessas regiões posteriormente iam a São Paulo por ajuda “na hora de pedir comida, teto, saúde […]”.

Durante o processo, o réu assumiu a autoria e alegou que o motivo foi o grande número de votos que a ex-presidente Dilma Rousseff obteve nas regiões e na cidade do Rio de Janeiro. O réu disse que os xingamentos preconceituosos foram um desabafo e que não teria nenhum tipo de preconceito contra tais habitantes. Para se defender, o internauta disse que tem “amigos e familiares da esposa no Estado da Bahia”. Nas suas publicações, chegou a chamar os moradores do Norte, Nordeste e do Rio de Janeiro de “povinho”, acompanhado de outro xingamento.

Na decisão, no entanto, os motivos não foram aceitos. Segundo a sentença, “o contexto político da época apenas serviu de pano de fundo para o desenrolar dos fatos, ocorrendo inequívoco abuso do direito de liberdade de expressão por parte do réu”.

Ataques

Após o anúncio da reeleição da presidente Dilma Rousseff, as reações nas redes sociais foram as mais variadas. Eleitores da petista festejaram, enquanto outros, a maior parte eleitores de Aécio Neves, usaram seus perfis para desferirem ofensas contra nordestinos. Contudo, houve usuários que partiram imediatamente em defesa.

“NORDESTINO TEM QUE BATER palma pelo voto democrático”, disse um usuário. Um outro afirmou “Povo nordestino tbm é burro p crlh, bolsa família aumenta mas a inflação aumenta o dobro. Vão estudar, seus cangaceiros fdp”. “O bolsa farofa dos nordestinos está garantido”, disse outro, em referência ao programa Bolsa- Família.

Uma usuária escreveu “Nordestino, por favor não venham para São Paulo procurando uma vida melhor, lembre-se: você votou na Dilma #RIPBrasil”. Uma outra, mais exaltada, exclamou em caixa alta “*** VONTADE DE MATAR ESSES NORDESTINOS TODOS”.

Entretanto usuários de vários Estados saíram em defesa dos eleitores do Nordeste. “Vergonha de ver pessoas xingando o nordeste e o nordestino por causa de eleição, falta de respeito, povo nordestino é guerreiro e batalhador”, escreveu @Ambuplay.