Por Luiz Henrique de Oliveira

Durante o Programa do Jô da semana passada, o apresentador que dá nome a atração recebeu a atriz Maitê Proença, que apresenta um programa de humor voltado para o futebol no canal de TV a cabo Sportv. Na ocasião, os dois brincaram com os nomes Curitiba e Coritiba, o que parece ter revoltado o ex-prefeito Rafael Greca (PMDB). Neste domingo (16), Greca postou um vídeo em que explica a origem do nome e faz criticas aos autores da brincadeira.

A polêmica começou quando o apresentador e a atriz conversam de maneira leve sobre futebol durante o programa do Jô. O humorista então questionou Maitê sobre o motivo da cidade se chamar Curitiba e o time Coritiba. A atriz brincou que podem ter achado feio o ‘Cu’ e mudado para Coritiba, enquanto Jô sugere que o nome da cidade e do clube mudem para ‘Nadegastiba’. (Você pode conferir a brincadeira clicando neste link. O trecho citado acontece entre 5 minutos e 40 segundos e 7 minutos e 30 segundos)

Resposta Greca

Apesar do tom de humor da brincadeira, o ex-prefeito Rafael Greca não gostou e veio a público criticar Jô e Maitê. Ele afirmou que recebeu com tristeza e escândalo o dialogo entre os dois durante o programa.

“Não existe ‘Cu’ nem ‘Co’. As duas formas são corretas de se dizer em português, o mais arcaico ou mais moderno. Não há erro na forma de dizer o nome da cidade que depois seria o berço de todas as gerações de curitibanos. Curitiba = muito pinhão e Coritiba = muito pinhão. A maneira de escrever não faz diferença, o resto é malícia e perdição”.

Muitos criticam os autores da brincadeira e compartilham na rede social o vídeo de Greca, outros entendem o humor e preferem não entrar na polêmica.

Assista o vídeo de Greca abaixo: