Da Redação

Um projeto de lei que pode destinar a estudantes do Paraná o pagamento de meia em passagens de ônibus intermunicipais está sendo discutida na Assembleia Legislativa do Paraná. Proposto pelo deputado Professor Lemos (PT), o projeto beneficiaria alunos devidamente matriculados em estabelecimentos de ensino públicos ou particulares, de ensino superior, técnico e profissionalizante.

Segundo o Professor Lemos, o objetivo é estender ao conjunto de estudantes do Paraná uma conquista histórica que a juventude brasileira vem alcançando em outros estados. Ele cita o caso do Ceará e do Rio Grande do Sul, onde os governos estão implementando o meio passe para estudantes que utilizam o sistema de transporte metropolitano.

Na opinião do parlamentar, a proposição, que recebeu apoio do Plenário e foi encaminhada para análise nas comissões técnicas do Poder Legislativo, traz para o Paraná a ideia de uma nova concepção de investimento, que prioriza todos os níveis de ensino, atingindo, principalmente, a qualificação dos estudantes que cursam as universidades regionais. Ele acredita que sem o incentivo do meio passe intermunicipal esses jovens acabarão por evadir-se das salas de aula, considerando os gastos existentes não só com deslocamento, mas com livros e outros materiais. “O desafio maior para o estudante não é passar no vestibular. É manter-se durante o curso”, afirma o Professor Lemos, na justificativa do projeto.