Da Redação

Pesquisa Ibope divulgada no final da tarde desta quinta-feira (23) pelo jornal O Estado de São Paulo mostra a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), pela primeira vez a frente de Aécio Neves (PSDB) se considerarmos a margem de erro. De acordo com o levantamento, a petista tem 54% dos votos válidos contra 46% do tucano.

dilmaaeciodataFoto: Reprodução

A diferença está além da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com o Ibope, a inércia é favorável à petista, já que ela cresceu e o tucano caiu.

A nova pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo e pela TV Globo.

Em votos totais, Dilma chegou a 49% contra 41% de Aécio. O indecisos chegaram a 3% e os eleitores que pretendem anular ou votar em branco, 7%. Em comparação à pesquisa anterior do Ibope, divulgada na quarta-feira da semana passada, Dilma cresceu seis pontos nos votos totais, enquanto Aécio perdeu quatro pontos.

Rejeição

O Ibope aponta que na última semana aumentou a rejeição a Aécio de 35% para 42%. Já Dilma manteve 36% de eleitores que dizem que não votariam nela de jeito nenhum.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre segunda e quarta-feira (23). O instituto ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios do País. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01168/2014.